domingo, 4 de março de 2012

Turismo Cultural - Cidade Multicultural


A cidade com seu clima tropical de temperaturas quase sempre amenas, muito trabalha e também tem opções de lazer, diversão e passeios. Ela oferece mais de quarenta museus, dez grandes universidades, mais de vinte e três parques, quarenta grandes teatros, oito estádios de futebol, parques de diversões, mais de dez mil restaurantes, grandes shoppings centers, cinqüenta e seis emissoras de rádio AM/FM, oito principais jornais, grande rede de hotéis e flats. O Metrô de São Paulo, padronizado pela limpeza e eficiência, com mais de quarenta estações, colabora para a chegada a boa parte dos atrativos da cidade.

Há ainda possibilidade de passeios nas cidades próximas como Embú, Santos, São Roque, Aldeia de Carapicuíba, Itú, Atibaia, Campos do Jordão ou Holambra e ainda 620 km de praias no Estado.

Ao observar a arquitetura dá para entender um pouco a história, além de praticar a recomendação do momento: caminhadas. Nos pequenos ou grandes detalhes o importante também é possível perceber a composição social de São Paulo pelas marcas, seja nas canções do choro, do samba, do rock, do forró, na alimentação ou na arte. Como, por exemplo, no uso das palavras indígenas Jabaquara, Jaçanã, Sapopemba ou na presença da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos com monumento Mãe Preta do escultor Julio Guerra, localizados no Largo do Paissandu.

Saber da importância de personalidades afrobrasileiras como os engenheiros Rebouças, o maestro Carlos Gomes, o escritor Mário de Andrade ou o militar José Arouche de Toledo Rondon. Em cada construção que o nordestino fez erguer com seu trabalho na capital, está uma riqueza paulista. Sente-se o imigrante no bairro da Liberdade, nos vitrais do alemão Conrado Sorgenith Filho, no estilo clássico do Palácio da Justiça. E tem na gastronomia aquela pizza ou a famosa macarronada do domingo.

A multicultura está nos espanhóis do Brás e Moóca, nos jardins de estilo francês, no português colonizador que denominou bairros com nomes de santos como Santo Amaro, Luz ou Penha. Mais de cinquenta etnias convivem em São Paulo.

Hoje a cidade recebe mais de 900 mil turistas estrangeiros por ano. Em sua maioria vêm a trabalho, mas buscam opções de lazer e atividades culturais. Com grandes feiras e congressos, autódromo internacional, shows, museus, cinemas, galerias de arte, centros culturais, provas de hipismo, campeonatos esportivos, teatros, a cidade é também um centro de compras com seus shopping centers e ruas temáticas.

O morador da capital viaja bastante, mas se ressente por não frequentar melhor seus espaços culturais. Poucos conhecem bem o patrimônio da cidade.

Saia dessa estatística e junte-se aos visitantes. Para apreciar o jeito paulistano de viver com a tamanha diversidade cultural uma solução é passear entendendo a história da capital sem muitos gastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário