domingo, 8 de abril de 2007

Liceu Coração de Jesus

Uma edificação imponente, voltada para a educação, que encontra-se bem preservada mesmo nos momentos mais difíceis do entorno do bairro.


Visite este e outros locais do patrimônio da região Luz e Campos Elíseos com guia de turismo.


Ligue 11-9253-8846 e agende um passeio com Vera.



40 comentários:

  1. Julio Guilger Simões17 de junho de 2007 às 16:18

    Sou suspeito em falar do Liceu Coração de Jesus, pois fui seu aluno de 1949 a 1952. Atrevi-me a deixar este comentário em virtude do dia 15 deste mês de junho ser dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Louvado seja!

    ResponderExcluir
  2. GLAUCO D´ALESSANDRO FILHO1 de julho de 2007 às 20:08

    COM MUITO CARINHO VEJO APOS MAIS OU MENOS 30 ANOS O GRANDIOSO PREDIO DO NOSSO LICEU ONDE PASSEI BOA PARTE DA MINHA VIDA

    ResponderExcluir
  3. Prezado Julio,

    A história da cidade de São Paulo é a de seus ilustres moradores que ao construirem a própria vida fizeram também uma metrópole.
    Obrigada pela opinião!

    ResponderExcluir
  4. ....e a historia se repete.........
    Na decada de 20 meu pai Raul Fernandes Velloza estudou no Liceu Coração de Jesus e foi colega do ator Grande Otelo; na deca de 50 eu Francisco Fernandes Velloza Neto estudei com Toquinho; esse extraordinario Violinista . Hoje quando vejo essa maravilha arquitetonica formando jovens e mais jovens, meu peito se enche de orgulhoso e o coração bate forte de alegria em poder ver ainda o Cristo no alto da torre, majestoso ,os arcos internos, a capela e tantas coisas que me trazem de volta no tempo ; relembrar com carinho dos nossos mestres e diretores que muito fizeram por nós e continuam fazendo as novas gerações

    PS. esqueci de dizer que estudei do primeiro primario ao terceiro científico no Liceu

    ResponderExcluir
  5. João Alberto Di Sandro16 de outubro de 2007 às 09:15

    Amigos:
    Já dizia o poeta: Recordar é viver...
    Quanta saudade sinto do meu querido "Liceu Coração de Jesus"!
    Grande parte da minha vida passei no seio dessa família Salesiana.
    O Liceu sempre foi e será ad-eternun formador de jovens para a vida.
    Já se passou meio século que não entro na "Capela Interna".
    Ah! Como poderei esquecer os nossos pátios, os campos de futebol e a passarela que nos levava do pátio até às salas de aula.
    Como não lembrar do nosso Diretor Padre Avelino,Nosso Conselheiro Padre Paulo,Nosso Catequista Padre Mário.
    Não me recordo de todos os nomes de Professores, mas ainda está vivo na minha mente O Prf. Dante Lacreta, Olavo Lacreta, José Antonio Chediak, Emiliano Garcia Merino, Luiz Gonzaga de Freitas, Capitão Varela(Ed. Física)Antonio Dias, José Benedito de Souza,Nicolau D´Ambrosio, Waldemar Baroni dos Santos, Hugo Paulo e tantos outros que a emoção não me deixa recordar.
    Do sempre aluno: Prof. João Alberto Di Sandro

    ResponderExcluir
  6. MARTINO MALANDRINO NETTO15 de novembro de 2007 às 20:43

    CAROS AMIGOS,
    NÃO ME FALE DE SAUDADE, DIZEM QUE NÃO PODEMOS OLHAR PARA TRÁS, MAS ESTOU COM O PROF.DI SANDRO, SOU DA TURMA DE 63, SEMI INTERNATO, ONDE FIQUEI 7 ANOS, COMPLETANDO O CIENTÍFICO. QUE MARAVILHA SUA FANFARRA, PADRE ROMANO, MÁRIO QUILICI, PADRE ANDERSON, PADRE JONAS, PADRE MINSON, OS PROFESSORES ACIMA E TANTOS OUTROS, OS MEUS COLEGAS, O SINO BATENDO... SILENCIO... HINOS...EDUCAÇÃO, PATRIOTISMO E RELIGIÃO JUNTOS EM HARMONIA.
    SALVE O LICEU CORAÇÃO DE JESUS!!!
    QUISERA MEUS FILHOS TEREM SIDO INSTRUÍDOS COMO EU FUI LÁ!
    DO ALUNO MALANDRINO.

    ResponderExcluir
  7. Luiz carlos de castro Lima23 de dezembro de 2007 às 08:20

    Que saudades! Foi ai no Liceu que formei minha estrutura religiosa e que mantenho até hoje, Graças a Deus. Lembro-me do Prof.Gama, que a noite, na sala de estudos, nos contava sempre um pouco de história e geralmente era do Navio Fantasma rs rs. Padre Nélio, que na época, ainda era clérigo, um verdadeiro atleta, pois tinha uma força muito grande e nos empolgava com suas idéias de esportes. O Diretor era o Pe.Jacoto ou o Padre Jannuzzi, ai a memoria falha um pouco, pois um deles era também responsavél pelo externato. O Clérigo João que nos empolgava tocando orgão na Capela interna ou então no Santuario, como chamavamos na época, enfim, foram momentos maravilhosos que contribuiram em muito para nossa formação. O Pe. Inspetor, creio que se chamava Dom João Resende Costa, com sua facilidade de falar e comunicar, nos impressionava quando fazia o sermão, por ocasião de suas visitas, enfim, muito, mas muito obrigado mesmo a tds vcs desta congregação maravilhosa que contribuiu e contribui até hoje para a formação desta juventude. Feliz Natal a todos e que Dom Bosco e São Domingos Sávio estejam sempre com vcs. 1949/1952.

    ResponderExcluir
  8. Como tantos, jamais esquecerei meu tempo de Liceu, ainda que breve, de 1955 a 1956, a ponto de que vez ou outra peça licença à Portaria para entrar e andar por seus corredores, salas e pátios, lembrando a cada passo quanto foi importante tudo o que aprendi naqueles dois já longínquos anos de minha vida.

    Poucos meses atrás tive nova oportunidade de visitar a escola, observando com satisfação que encontra-se muito bem conservado e atualizado, assim como soube que o Padre Lecy, que foi um dos responsáveis juntamente com o Padre Manso, pela Divisão dos Sub-Médios em que estudei como interno, é atualmente seu Diretor.

    Não se encontrando na escola no momento, não pude cumprimentá-lo, o que faço agora sem prejuízo de retornar e então dizer-lhe, dentre outras coisas, que além de lembrar quando chegava a jogar futebol conosco, de pedir-lhe que mande instalar novamente o sino interno que acionado pelo Padre João, comandava todos os nossos horários.

    Atenciosamente.

    Antonio Russo Neto

    ResponderExcluir
  9. Ainda me emociono quando passo perto do Liceu e avisto a torre do Santuário do Sagrado Coração de Jesus! Estudei 05 anos nesta escola maravilhosa, de onde só guardo maravilhosas recordações: o pátio, a Maratona Cultural, as Olimpíadas, a magnifíca Igreja, o Teatro...O respeito que os Padres Salesianos sempre tiveram com os alunos. Liceu muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Misture encanto e poesia nos cantos de um mágico lugar.
    Adicione saudades e tesouros de imagens que se carregam no interior de cada aluno que por lá passou.
    Nunca nais... Nunca mais teremos algo assim na catedral de nossas vidas.
    Por lá ainda sinto as cores vivas da alegria e austeridade... Somente os que por lá passaram podem dizer.
    Por lá estive no internato de 1960 até 1962. Semi-internato de 1963 até 1966.
    Já não mais vou por lá, de medo que sua capela interna não mais exista. Que o labirinto que ia de nossa Primeira Divisão dos Menores, e que passava misteriosamente por trás da linda e imponente estrutura de nossa Igreja, esteja transformado.
    Lembro-me dos filmes "cortados" das noites de domingo em nosso encantador cinema.
    Nosso Liceu Coração de Jesus habita e ainda habitará nos corações daqueles que tiveram o privilégio de por lá passarem.
    Heitor Azevedo.

    ResponderExcluir
  11. Lendo as narrativas acima de ex-alunos do Liceu, gostaria também dizer que fui aluno deste glorioso colégio. Que saudades dos anos 60 época em que fiz o ginásio neste colégio. Que saudades da fanfarra onde participei, com aquele uniforme branquinho e impecável que mais parecia uma farda de oficial da marinha. Tenho uma foto bem grande que meu querido pai já falecido me levou num fotógrafo na Av. Sâo Joâo para que eu tirasse as fotos com aquela farda de gala do Liceu, e com muito orgulho ele mostrava para seus amigos de onde ele trabalhava nas Lojas Isnard da Av. Sâo Joâo. Como gostaria voltar neste tempo que ficaram marcados eternamente na minha lembrança. Obrigado Liceu.

    ResponderExcluir
  12. Se alguém que estudou no liceu nos anos 60 e tiver fotos tiradas dentro do colégio, ficaria muito agradecido se pudesse enviar para meu e-mail hamiltondomingues@bol.com.br, assim mataria as saudades que sinto dos amigos de sala de aula e do colégio que muitas saudades me deixou. Um grande abraço e que Deus de muitas saúde a todos que lá estudaram.

    ResponderExcluir
  13. janaina da silva mineiro16 de fevereiro de 2008 às 18:28

    gostaria de reencontrar meu tio aldo luiz rosa juniorex aluno do liceu coraçao de jesus em 1970.jt.mineiroUOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  14. Paulo Sergio Cordoni3 de junho de 2008 às 11:28

    Gostaria de deixar um abraço aos amigos que por acaso acabem caindo por aqui, e não são poucos, pois estudei 9 anos no Liceu (de 69 a 78), passando por grandes educadores, como Pe. Romano, Prof. Agostinho, Prof. Marciano...,muita gente de primeiríssima categoria. Espero que meus amigos de classe apareçam por aqui e que estejam todos bem. O Richart, o Tidon, o Nucci, Pagnanelli, Minahia, Cavalheiro, Gianocaro, Altieri, laterzza, Gino Spada, Lorenzo, Nicolosi e tantos e tantos outros, que se sintam abraçados através dos que citei. Abraços do amigo CORDONI.

    ResponderExcluir
  15. Antonio Feteira - aluno interno do Liceu Coração de Jesus nos anos 1940 - 194514 de julho de 2008 às 18:07

    Em seu belo livro "Segredos da Palavra", de autoria do saudoso Padre Fausto Santa Catarina em dedicatória a mim feita: 'Ao sempre amigo caríssimo, que como ex-aluno do Liceu Coração de Jesus, honra o colégio que traz no coração, este trabalhinho do velho mestre de canto, Padre Fausto Santa Catarina. São Paulo,11 de julho de 2005.'
    Com estas palavras escritas pelo inesquecível mestre, avivou-se ainda mais as saudades do Liceu que trago sempre em meu coração e memória, pois o passado está sempre presente em nossa memória, no cofre de nossas saudades. É no passado que se alicerçam os planos do por vir.
    Cito com emoção a lembrança dos meus superiores: Padre Liuz Marcigaglia; Padre Francisco Pai; Padre Leonardo Iacuzzi; Padre Avelino Canazza; Padre Pazzine; Padre Luiz Castanho;, que recebeu a batina das mãos de Dom Bosco; nosso confessor, Padre João Rezende Costa, depois arcebispo de Belo Horizonte. Meus Professores:Padre Luiz Jacotto; João Losso; Inácio Noveli; Waldema Barone dos Santos; Vilas Boas; Nicolau D'Ambrózio; Benedito de Souza; Luiz Grellet, entre tantos outros. De meus colegas: Renato Genioli, José de Abreu, Reinaldo Edreira, Oswaldo Nosxhese, Nilton Góes Lopes, e tantos outros saudosos colegas.
    Dessa época além das lembranças guardo algumas fotos, entre elas uma do ESQUADRÃO DOS GRANDES ENCONTROS, sempre invencível da Associação Domingos Sávio:
    FETEIRA,
    ALCEBÍADES,
    BERNARDO,
    BASILE
    ADELINO,
    ZAIR,
    NOSCHESE,
    FERNANDES,
    JÓCA,
    DUILIO,
    FOLI.
    Foi a Educação Salesiana que forjou o emu caráter para os embates da vida, e me auxiliou minhas funções como membro do Ministério Público do Rio de Janeiro, onde permaneci durante quarenta anos sob a proteção da VIRGEM MARIA AUXILIADORA e de DOM BOSCO. Obrigada Comunidade Salesiana, Antonio Feteira.

    ResponderExcluir
  16. Liceu Coração de Jesus
    João Alberto


    Meu Liceu! A imagem de Cristo a nos abençoar,
    Com os braços abertos aos jovens convidando,
    Para que em suas salas possam vir a estudar,
    E enfrentarem na vida o que for encontrando.

    Ai, meu Liceu querido! Onde por anos pude estar
    Junto aos Salesianos, de Dom Bosco ensinando,
    Que na vida só não vence quem não aproveitar
    Os bons ensinamentos que eles foram repassando.

    Assim meu Santuário, contigo aprendi a superar
    As adversidades, que muitos me foram colocando.
    Foste e ainda és para mim um amigo a me amparar.

    Hoje já velho, sentindo que a idade vem avançando,
    Ainda tenho no velho “Cristo Dourado”o meu lar,
    A escola, onde passei parte da juventude estudando

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de um contato com o colegio urgente,pois estou precisando de ajuda urgente.Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  18. se alguem do colégio tiver noticias de um ex aluno aldo luiz junior,que estudou na decada de 50 mais ou menos,favor entrar em contato,tenho muita vontade de reencontrar meu tio,se não puder me dar informaçoes sobre ele,favor entrar em contato com o mesmo,e entregar meu e-mail,sou filha de jose izael mineiro,ele também gostaria muito de rever o irmão.desde já muito obrigada e que deus nos ajude,desculpe pelo comentário,mas achei que talvez seria a unica forma de encontra-lo.janaina

    ResponderExcluir
  19. Onde estarão os saudosos colegas do período de 1969 a 1974 do Liceu Coração de Jesus, tempo em que estudavamos um pouco e jogavamos muita bola e brincavamos de uma espécie de "pega-pega esconde-esconde" por todos os cantos do prédio do colégio...?

    ResponderExcluir
  20. Laura Daisy Moretto Gasser15 de setembro de 2009 às 10:45

    Quero trazer a público o amor inconteste que meu querido e saudoso pai tinha pelo Liceu Coração de Jesus e também apresentar os meus agradecimentos a esta instituição educacional pelos tempos felizes que ele lá viveu. Seu nome era OSWALDO MORETTO e foi aluno interno nos anos 20/30, contemporâneo do ator Grande Otelo. Quantas foram as passagens sempre muito interessantes mescladas de riso e lágrimas de saudade contadas por meu adorado pai sobre este colégio maravilhoso!
    Quantos foram os exemplos! Hoje posso avaliar a grande felicidade de seus professores, diretores e colegas em poder com ele conviver, fazer parte integrante da formação de um homem extraordinário (meu pai) que deixou o mundo muito mais pobre quando Deus o chamou para a sua eterna companhia. Que direi eu, então? Deixou-me um vazio profundo!

    ResponderExcluir
  21. Saudade. Impossivel não pensar em saudade quando o assunto é o Liceu.
    Aos padres, professores, funcionários e amigos: obrigada pelo tempo feliz que passei lá.
    Não foi por acaso que, quando minha filha estava triste em uma escola perto de nossa casa, decidi matriculá-la no Liceu, mesmo tendo que enfrentar todo o trânsito da zona sul para o centro. Nunca imaginei que veria minha filha acordar feliz as 5h da manhã por quase quatro anos. Ela assim o fez, e quando concluiu o curso chorou por ter terminado. Até hoje, ela não perde uma oportunidade para voltar ao Liceu.
    Acho que somente quem estudou ali sabe o quanto esta escola inspira o melhor de nós.
    Hoje o colégio precisa de ajuda. Apesar de bem conservado, equipado e atualizado, perdeu muitos alunos por sua localização. A escola média está fechando. Os famosos "Canarinhos" que cantaram com grandes nomes de nossa música, acabaram.

    ResponderExcluir
  22. Caros Amigos,
    Preciso da ajuda de vocês, antigos alunos do Liceu.
    O Liceu está em crise e estamos num movimento em defesa do colégio: Movimento Viva Liceu.
    Vejam no orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=95398094

    Nosso blog:
    http://vivaliceu.wordpress.com/

    Conto com vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel Miguez Miguez30 de abril de 2013 às 08:23

      Caro Amigo:
      Como ex Aluno (anos 66/67, filho de um marceneiro, que trabalhava todos os dias para me manter na Escola - à qual paguei religiosamente (sem trocadilho)- creio que uma Ordem como Os Salesianos tem dinheiro mais do que suficiente para manter essa instituiçao, e, mesmo que ajudemos, cabe a êles fazer o que quiserem com o patrimonio, e, nao é raro, ver instituiçoes reliogiosas vender o patrimonio que tantos ajudaram a manter ( Vide Instituto Santa Terezinha na Av. Bosquew da Saude.
      Em Tempo: a mim nunca me foi dado o benefício do desconto, e, se nao houvesse pago no dia de vencimento, nao0 faria as provas - mais uma prova da caridade Crista.

      Excluir
  23. Jayme Garcia dos Santos10 de novembro de 2009 às 16:19

    Vim de Santos do Colégio Estadual Canadá direto para o internato do Liceu nos anos 1949 e 1950, nos sub-médios aos cuidados do clérigo Lino Meuller Mees, sendo diretor o Pe. Leeonardo Jacuzzi. Nessa época estudavam muitos santistas como eu no Liceu. Gostaria de contato com colegas daquela saudosa época. Tenho a foto anual de todos os padres, clérigos, professores e internos tirada na quadra de volei do lado dos refeitórios.
    Precisamos lutar para o reerguimento do nosso Liceu.
    Aguardo ansioso que algum colega da época entre em contato.
    Jayme. (era mais chamado de Garcia).

    ResponderExcluir
  24. Colegas, o tempo não passa, uma vez salesiano sempre salesiano. Anos atrás fundamos o Club Salesiano de Serviços junto com Prof Dante Lacreta, Prof Jose Antonio Chediak, muitos ex alunos e recordavamos sempre do Pe João, Pe Romano, Pe Anderson, Pe Melico, Pe Avelino, Pe Rosalvino, apelidado por nós de "Don Bosquinho" pelos grandes seviços prestados à Obra Salesiana, e que ainda esta vivo pois o vi em uma entrevista na televisão. Ao Colega João Alberti Di Sandro "recordar é viver sim, pois nos deparamos com pessoas que parecem não tem passado, é esquisito". Tambem ao Heitor Azevedo: voce é Heitorzinho, filho da Tia Ivone? Abraço a todos que lerem este pedacinho de saudade! Estou à disposição meu fone é (12) 30214500. Obrigado, Carlos

    ResponderExcluir
  25. sandra regina carvalho lucio26 de janeiro de 2010 às 19:07

    Lendo esse comentários sobre o pessoal do Liceu.. vejo quanto o salesiano é importante para o mundo ... Sou de Londrina - Pr.. convivi com os padres salesianos na minha Paroquia N.S.Auxiliadora: Rua Maringá, "esses dias o Pe. romão diocesano.. entrou no salão já reformado , enquanto eu aguardava para Dia da Palavra.. era uma quinta -feira.. no salão olhava pela janela e vieram as lembranças de 20 anos atrás... Inicio da catequese, cozinhar para os meninos de rua (Pe.Dilermando) , a presença amiga do pe. Antonio Gerotto ( toma posse aí no Liceu amanhã dia 27/01/2010) e veio a saudade daquele tempo.. missas , conversas, confissões, atençao e carinho..a casa dos padres, a igreja velha, o quintal, o campo, tudo..o cafézinho,
    as longas comversas.. nossa o tempo passou as crianças cresceram , já vou completar 50 anos , e graças as salesianos que me acolheram continuo na catequese.. Quando recebo um elogiomdas minhas paixões ou familias de catequisandos, digo tudo aqui é consequencia da atenção, carinho, respeito,e missão dos salesianos, pes. José Guidorene, Antonio Gerotto, Manoel, Dilermando, Marini... de 1988 a 1995,,,mais ou menos.. Ah.. no dia da palavra o pe. Romão interrompeu meus pesamentos, "Sandra sózinha aí? respondi : - Ah. pe Romão.. tava lembrando do começo 1988 que tempo bom..feliz.. Neste salão, hoje auditório ,palestras de batismo, da de celebrações da eucaristia, crisma..Era uma delicia,SOU MUITO FELIZ!

    ResponderExcluir
  26. sandra regina carvalho lucio26 de janeiro de 2010 às 19:18

    E continuando... domingo estava procurando pelo pe. Antonio Gerotto lá pela Diocese de São José dos Campos e descobri que de lá ele vem em 27-01-2010 para tomar posse no Liceu .. São Paulo.. meu filho(mora na zona sul) está trabalhando aí no Laborat.Achee (Guarulhos)quem sabe consigo fazer uma visita para o pe. Antonio Gerotto com o Diego, catequisando, seminarista do pe. Diler.. ex-coroinha do pe. Martini, nossa as recordações voltaram...que bom..O mais calmo era o Pe. Antonio Gerotto, não dava bronca, nem no altar...ensinava, ajudava..incentivava...sempre muito atencioso com todos...
    PE GEROTTO, querido pe Antonio... seja feliz aí no Liceu..

    ResponderExcluir
  27. A saudade bateu forte, e eu resolvi pesquisar o Liceu aqui na internet, é como uma grande janela se abrisse ao ler os depoimentos saudosistas de ex alunos (com hífen?), eu estudei no Liceu Coração de Jesus de 1959 a 1964, (externato),infelizmente interrompi meus estudos para trabalhar. Hoje me encontro no Piauí, e certamente trago comigo uma formação Salesiana muito forte! Saudades dói! Professôres, colegas, Pe Romano jogando bola com a batina amarrada, e o goleiro apavorado quando êle chutava!, Prof. Emiliano Garcia na sua aula de inglês e com seus cartões manuscritos, Pe.Melico, Pe.Mario,lembro-me que consegui permissão para guardar minha motocicleta (na gruta da Santa), eu morava na Casa Verde e meu Pai me deu uma moto para que eu pudesse vir todos os dias para o liceu.Sempre que vou a S.Paulo não deixo de visitar o Liceu para matar as saudades, mas, ela faz é aumentar mais ainda!!! meu email é frentecocal@gmail.com caso alguem tenha estudado comigo escreva!

    ResponderExcluir
  28. maria aparecida moreira de souza20 de maio de 2010 às 06:47

    estudei no liceu entre os anos de 1979 até 1981, fiz o curso de patoligia clínica, participava do coral regido pela professora cecília onde chegamos a participar de competições e ganhamos vários prêmios, o Liceu completou minha base e até hj tenho vários amigos q lá conheci, se tivesse condições financeiras tenho certeza q meus filhos também estudariam lá. tenho sudades dos jogos de ping pong na hora do intervalo, da maratona cultural e esportiva e até mesmo das missas, de encontrar com o padre perini ou o padre anderson no corredor, os professores, demetrio, neusa espera,mario omura(apesar de não entender nada de suas aulas), marciano ,regis,profª irene, o zé inacio, enfim quem passou pelo liceu tem saudades e lembranças boas, é impossível ter estudado lá e não sentir essa emoção

    ResponderExcluir
  29. José Roberto Baptista3 de agosto de 2010 às 20:49

    Estudei no Liceu Coração de Jeusus primeiramente com Pe. Romano por volta de 1964 no externato, depois no cientifico noturno com Pe. Victório Pavanello entre 1971 a 1973, meu e-mail: datw@terra.com.br, entrem em contato.

    ResponderExcluir
  30. Estudei no Liceu em 1968 ate 1970.que saudades da fanfarra, com o Professor Benedito, do Pe Pavaneli e da cantina com o Ferraz. Quem é que nao se lembra do Sr Joia distribuindo balas de alcaçuz,missa na capela e os filmes de D Bosco no teatro.

    ResponderExcluir
  31. ALUNOS DO LICEU: SEMI INTERNATO 63 A 67 2 DIVISÃO/ 3 DIVISÃO,PADRE CONSELHEIRO ANDERSON/PAVANELLO, EXTERNATO CIENTÍFICO PADRE CHICÃO 68 A 70.
    VAMOS SE CORRESPONDER, O ALTIERI SE CONSAGROU BISPO, PADRE PAVANELLO TAMBÉM, PADRE DILERMANDO SE TORNOU UM OASIS EM JOÃO PESSOA, SE TORNANDO MISSIONÁRIO. VAMOS RELEMBRAR PROF TRIVINHO, PADRE MELICO E SUA RÉGUA, PADRE CATEQUISTA VALTER, O PADRE JONAS, HOJE CANÇÃO NOVA (SÓ QUE NÃO DÁ PARA FALAR COM ELE-CANÇÃO NOVA O BLINDOU). PADRE ROMANO, O GRANDE PADRE, O PADRE MARIO QUILICCI A BONDADE EM PESSOA.

    ESTOU AGUARDANDO
    ABRAÇOS A TODOS
    MARTINO MALANDRINO NETTO

    ResponderExcluir
  32. liceu eternamente pra sempre sou aluna do liceu
    e estudo lá desde o jardim da infancia seu tenho 11 anos
    essa escola significa muito pra mim bjs ana carolina uma aluna dessa escola maravilhosa

    ResponderExcluir
  33. José Luis Correa Machado5 de março de 2011 às 15:43

    Carissimos ex alunos do Liceu, relamente de pois de ouvir relatos tão fartos e sinceros só tenhoa dizer a vocês todos o quanto me emocionei, estudei de 64 a 68 era aluno externo e minha turma mais famosa foi o 1º ginasial B, turma essa que foi com Padre Jonas em um reiro em Suarão, o primeiro fora do colegio, dias maravilhosos, Padre Romano meu querido amigo e orientador, torcedor ferrenho da Portugueza, amigo de meu padrinho Armando.

    Nossa ficaria horas aqui escrevendo as maravilhas desse nosso Liceu.

    Gostaria de dizer ao Hamilton Domingues, que o que mais me emocionou foi saber, que como o meu pai e tios, que o pai dele também trabalhou nas lojas Isnard.

    Quando deixei São Paulo para ir morar em Campinas, estava triste por deixar de conviver com professores e nossos queridos orientadores salesianos, mas para minha surpresa, adivinhem encontro no primeiro dia de aula no Liceu NS Auxiliadora, ninguem mais que mina querdio amigo, confessor e professor Padre Milico.

    Bem vou deixar aqui o meu email, tenho algumas fotos daquela epoca principalmente do 1ºB. joseluiscmachado@uol.com.br

    ResponderExcluir
  34. José Luis Correa Machado5 de março de 2011 às 15:45

    Perdoem alguns erros mas estava realmente emocionado. Abraços a todos os ex alunos do Liceu. e que o Sagrado Coração de Jesus continue nos abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  35. Puxa, que belos são esses depoimentos! Concordo em gênero e número. Fui, também, aluno do LICEU - 1942/1948. Recordo, igualmente, com saudade, de grandes mestres, como: Dante Lacreta (grande orador; uma frase dele, que nunca esqueci: "O Cristão há de ser como São Paulo: ma mão esquerda o Livro Santo; na direita, a espada."); José Antônio Chediak, José Benedicto de Souza (geografia); Nicolau D'Ambrozio - Carlos Caliolli - Vilas Boas - de matemática; Waldemar Baroni dos Santos; Fortunato Pastore (de português e contabilidade: aqui, ouvi falar pela primeira vez em Fra Luca Paccioli: "não há débito, sem crédito ou partidas dobradas", Elias Yasigi (inglês); Pe. Avelino Canazza (diretor e editou um livrinho sobre instrução militar); e Pe. (depois, bispo) João Rezende Costa (grande orador e de bela voz). Que saudades !... Lá se foram 63 anos!... Abraços a todos ex-alunos do LICEU.

    ResponderExcluir
  36. Puxa gente!!! Eu tambem tenho lembranças do tempo em que estudei no liceu, ano 1943 a 1947...Diretor Pe Avelino Canazza, outro era Pe ismael..Prof Fortunato Pastore,Dante Lacreta, Dino, Lelis, Armando salles, e o inspetor,Sr Abilio...Acreditem,ainda tenho a caderneta escolar do ano 1944... Em frente á saida estava o "COLÉ" com sua caixa vendendo pipoca caramelada e doces. No teatro assistí o filme AS VIAGENS DE GULIVER...E documentário sobre Thomaz Alva Edson.
    Passaram 68 anos mas parece que foi semana passada, tenho tudo na mente, como foi doce viver naquele tempo..Aiko Hadykian

    ResponderExcluir
  37. Tenho a maior honra de ter estudado no querido Liceu Coração de Jesus nos anos 1970 e 1971, tanto é que me casei na magnífica Igreja do Sagrado Coração de Jesus em 1979, onde tantas missas assisti. Saudades dos colegas, das peladas, do professor Agostinho (bravo), do padre e hoje bispo Vitório Pavanello (conselheiro) e tantos outros. Lembranças que jamais esquecerei. Aos ex-colegas o meu e-mail para contato: cesar.brasil@ig.com.br

    ResponderExcluir
  38. Gozado, quando eu tinha 15/16 anos eu também estudei no semi internato deste Liceu em 1967 e em 1968 fui para o internato do Liceu Salesiano N. Sra Aparecida em Campinas onde conclui o ginásio e participei daquela grandiosa fanfarra onde eu tocava uma das Hienas (os bumbos grandes que vão à frente) e não tenho tanta saudades assim, só me lembro dos castigos severos, da falta de diálogo entre os padres e nós "pobres mortais" e a imposição de uma religião a todo custo sem aceitarem argumentações contrárias ou sem responderem as perguntas mais óbvias sobre o tal "Criador" que eles tanto pregavam. É quase certo que esse pessoal todo já teve ter morrido e se quiserem saber, para mim já foram tarde...

    ResponderExcluir

O Tupi em São Paulo

Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos (*) Compre a edição revisada e ampliada no Clube de Autores! * Capa da primeira...