quarta-feira, 30 de julho de 2008

Colégio de Santa Inez

Localizado no bairro do Bom Retiro, à Rua Três Rios, 362. É belo e tem seu charme aliado a demais patrimônios importantes, como o edifício localizado bem na sua frente, “Oficinas Culturais Oswald de Andrade” (antiga Oficina Três Rios), uma construção de 1905. Era antes a Escola de Farmácia.

O Colégio veio atender ao público feminino com formação acadêmica e atividades assistenciais. O projeto do edifício foi elaborado pelo engenheiro-padre Domingos Delpiano. Italiano, o autor realizou, entre outras obras, a igreja de Santa Luzia, na Rua Tabatinguera. As irmãs salesianas foram responsáveis pela educação das meninas desde 1911.


3 comentários:

  1. Saudações a todos.

    Foi uma agradável surpresa encontrar o Colégio Santa Ines incluido no vosso site. Eu estudei lá de 1959 a1961. Belíssima lembrança.
    O prédio em frente, eu recordo-me de quando ero criança, que lá funcionava a Faculdade de odontologia e até fiz tratamento dentário lá, no setor infantil, por cerca de 3 anos seguidos. Por isso não posso errar. Tenho vivíssimo, na mente, o local, as salas enormes com toda a aparelhagem e os inúmeros postos (cadeira con os aparelhos) de tratamento. Isso vcs podem retificar no testo.
    Desculpem-me se a grafia não é correta, pois já faz 15 anos que vivo em Roma e uso quase que exclusivamento o italiano escrito e falado.
    Obrigado pelo vosso site com tantas imagens da minha querida cidade.
    Ah! eu tenho 62 anos e tenho muitas lembranças de locais da cidade, como a Av. Palista, onde andavo na minha infância que são totalmente diferentes. Pinheiros sem a Henrique Shaumam, o trenzinho da Cantareira, ir de Santana ao Jabaquara sem o metrô e pegando taxi do Centro ao Jabaquara, e todos os carrros eram pretos.

    Um abraço a todos
    Elza Marin
    elzamarinbr@alice.it

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, no Brasil, nao se tem o hábito de conservar prédios antigos. Este felizmente parece uma excecao (pelo menos pela fotos) e que por sinal é belo !!

    ResponderExcluir
  3. Espero poder conhecer esta escola e sua linda arquitetura, quando for novamente a este bairro. Minha mãe me contava de seu tempo de estudante do Santa Inês. Será uma maneira de me lembrar dela também, pois infelizmente faleceu há 4 anos. Gosto muito de descobrir São Paulo.

    ResponderExcluir

O Tupi em São Paulo

Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos (*) Compre a edição revisada e ampliada no Clube de Autores! * Capa da primeira...