sábado, 3 de março de 2012

Turismo Cultural - Definição

No Turismo Cultural se propõe sugestões aos viajantes e moradores para visitar centros culturais, exposições, museus, espetáculos, shows, desfiles, mostras de arte, teatro, danças e cantos regionais, cinemas ou feiras científicas. Tem-se como proposta despertar o olhar para as várias manifestações da sociedade, estejam elas em antigas ou novas roupagens. Muitos espaços seguem propondo novidades investindo em estruturas como telas de mídia, novos textos, salas de cafés, livrarias ou lembranças, músicos, tornando os passeios agradáveis e provocando a vontade de voltar sempre.

Um aprendizado pode ser melhor assimilado quando a história é visitada pelas artes; através do saber científico e também pelo conhecimento das tradições das comunidades. A contemplação de um espaço quando enriquecida de contextos históricos e sociais proporciona um olhar diferente que remete a indagações e, mais adiante, à compreensão. Este acesso a conhecimentos provoca também reflexões.

Para entendimento de um fato histórico são necessários não apenas datas, mas esclarecimentos sobre os aspectos geográficos, sociais e econômicos. É uma forma de estudar o homem e sua morada, expandindo o raciocínio além do bairro, da cidade e levando ao contexto de mundo.

Tendo o olhar voltado para o espaço em que vive, a noção desse mundo também retorna na forma de comparações das características bem presentes como o rio da cidade, as ruas, pontes, colinas e construções.

Existem fatores sociais constantes influenciando e modificando as relações humanas a todo momento, produzindo consequentemente, uma cultura local. Com as gradativas conquistas trabalhistas dos séculos XIX e XX incorporadas à sociedade, especificou-se um tempo determinado para descanso, que tem sido também utilizado para lazer e programações culturais.

A atividade turística, como setor organizado tem apresentado crescimento constante em todo o mundo, possibilitando olhares para as diferentes formas de viver. Também gera fontes de renda e possibilita criação de variadas profissões.

O turismo cultural, para um país, representa a descoberta de suas variadas manifestações artísticas, assim como o surgimento de pequenos negócios e desenvolvimento local.

No Brasil, principalmente a partir dos anos 90, o segmento turístico vem buscando novas opções para despertar o interesse dos visitantes que se apresentam cada vez mais bem informados. País de riqueza natural ímpar, com litoral de grandes proporções, ricas matas e importantes cidades, recebe um número crescente de viajantes que pedem investimentos em sinalização, condições de higiene e prestação de serviços com qualidade.

A indústria cultural brasileira tem adeptos em todo o mundo porque tende a renovar-se constantemente. As atividades, sejam contemplativas, como a recuperação e valorização do patrimônio arquitetônico, ou participativas, como a dança, e a culinária, recebem turistas nacionais e estrangeiros, proporcionando rendas e novos postos de trabalho. Ocorre também uma valorização do artista, assim como, entendimento entre sociedades diferentes e camadas da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Tupi em São Paulo

Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos (*) Compre a edição revisada e ampliada no Clube de Autores! * Capa da primeira...